EDUCAÇÃO COM CARMEM HELANE

                            Educação:responsabilidade de quem?

O processo de ensino e aprendizagem de um indivíduo inicia na família e tem sua continuidade no decorrer de sua vida acadêmica, a qual, dependendo dos valores recebidos na família, pode ser um período curto ou longo. Por isso, podemos dizer que não há possibilidade de separar a vida familiar de uma pessoa de sua vida escolar. As duas caminham juntas, ou melhor, família e escola consistem em uma única vida.
Sabemos que a família, de modo geral, é constituída de pai, mãe e filhos, aliás, era constituída assim, pois com passar dos anos e a globalização batendo em nossas portas, tudo foi se modificando. Uma mudança que refletiu bruscamente no espaço escolar. É nesse prisma que fazemos uma reflexão sobre a relação entre família e escola.
A família é a base para qualquer ser humano, e não se faz referência aqui somente à família com laços de sangue, mas também as famílias construídas por meio de laços afetivos. Sendo assim, a família é responsável/encarregada de mostrar os limites necessários ao desenvolvimento de uma personalidade com equilíbrio emocional e afetivo. A família é para crianças, adolescentes e jovens, a referência que irá proporcionar a formação da identidade dos mesmos.
Já a escola consiste em uma instituição social voltada para a formação das novas gerações, um espaço destinado ao trabalho pedagógico formal, ao entendimento de regras, à formação de valores éticos, morais e afetivos, ao exercício da cidadania. Entretanto, quando falta ao filho um ambiente familiar saudável e equilibrado, na escola, enquanto educando ele se deixa levar pelo impulso em direção da irresponsabilidade ou inconseqüência, gerando assim ações inadequadas e insensatas que irão desorganizar e prejudicar a formação do seu caráter e da sua personalidade.
Esse comportamento quando é apresentado em uma escola despreparada tanto no seu quadro funcional, como também não cumpre o seu papel social de formar o educando, que não tem um compromisso escolar/pedagógico, o resultado são indivíduos desestimulados e incapazes de prosseguirem em busca do seu lugar na sociedade. Gerando assim, alunos desmotivados, indisciplinados e com baixa auto-estima. Portanto, não há como negar que escola e família estão intrinsecamente ligadas.
E como acabar com essa desmotivação e indisciplina por parte dos alunos/filhos?  Acreditamos que somente quando escola e família conseguirem estabelecer uma parceria na maneira como irão promover a educação de seus educandos/filhos. Cada uma assumindo suas responsabilidades, sem culpa ou sem culpar outros por tantos conflitos que ocorrem no espaço escolar e/ou familiar.
Porém, é necessário que a família realmente participe da vida escolar de seus filhos. Tenha comprometimento, envolvimento com a escola, gerando assim, na criança/adolescente/jovem um sentimento de amor, fazendo-o sentir-se amparado e valorizado como ser humano. Quanto à escola, não deve apenas visar à construção do conhecimento, mas a formação de valores, atitudes e personalidade do aluno.
Entretanto, é importante que não haja exageros no ato de cuidar, visto que escola e família não podem tomar para si as responsabilidades dos alunos/filhos. Cada criança, adolescente e/ou jovem deve saber que o acompanhamento da família e escola é para ajudá-los a pensar por si próprio e buscar seus conhecimentos. Afinal de contas não queremos transformar crianças em adultos, mas também não queremos que futuros adultos sejam pessoas que não saibam caminhar com seus próprios pés, sem responsabilidades e compromisso com a sociedade da qual fazem parte.

Carmem Helane
Jornalista
e-mail: appel72@gmail.com



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